AMOP realiza encontro com secretários de educação para planejamento de ações em 2024
AMOP realiza encontro com secretários de educação para planejamento de ações em 2024
Publicado em 06/12/2023 11:45
O departamento de educação da Associação do Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) recebeu nesta, quarta-feira, 06 de dezembro, professores e secretários de diversos munícipios da região para uma reunião de planejamento de ações para 2024.
Além da formação continuada oferecida aos municípios, a AMOP ainda é responsável pela organização de seminários, palestras e cursos. Para o próximo ano, os munícipios terão alguns desafios, como o programa escola em tempo integral, aumentar os índices do IDEB, a redução de repasses do FUNDEB em mais de 20%, e a aprendizagem de como trabalhar com mundo digital e conhecimento humanizador.
Para a assessora pedagógica da AMOP, Caroline Recalcatti, a ideia é fornecer ainda mais ferramentas de desenvolvimento para professores e alunos.
"Em 2023, conseguimos estabelecer várias parcerias, como com o Geopark, em que levaremos para 10 municípios, história, geográfica, ciências, dentro de um espaço como o Biopark. Firmamos também um vínculo com a Polícia Civil para a educação ambiental e deveremos fechar com a Unioeste a possibilidade de um mestrado profissional, com 12 vagas por ano, de forma itinerente. Queremos uma educação crítica, emancipatória, mas humanizada", disse.
Na reunião realizada para apresentar o planejamento do próximo ano, os participantes ainda assistiram palestras com o professor da UNICAMP, Leonardo Mendes, e Guilherme Simionatto sobre gamificação da aprendizagem, sobre inteligência emocional com a psicóloga Joselaine Gabiatti e com a presidente da Undime/PR, Márcia Baldini, sobre políticas públicas.
Para Fabiane dos Santos, secretária de Educação de Guaraniaçu, o espaço é muito importante.
"A AMOP, além de ser um grupo para assessorar os municípios na parte pedagógica, nos ajuda também na parte administrativa. Essa troca de experiências com outros secretários nos permite aprender muito com as experiências e dificuldades de cada um. Brincamos que só muda a cidade, os problemas são parecidos. E isso é importante para agregar para especificidade de cada um", afirmou.
A secretária de Educação de Palotina, Elceni Nava Bomfim, ressaltou que "os desafios do dia-a-dia são muitos e na AMOP a gente encontra pessoas capacitadas e que conhecem a nossa realidade para nos auxiliar. Para 2024, vamos precisar evoluir ainda mais na aprendizagem dos nossos alunos e esses apontamentos que encontramos aqui são fundamentais para avançarmos na qualidade do nosso ensino".
Professor de História, Hamilton Benedito Belleti, enfatizou a importância de encontros como este realizado na AMOP.
"Aqui, pensamos a educação de forma coletiva. A AMOP direciona, organiza e facilita a busca dos professores por novos conhecimentos", apontou.
por Comunicação AMOP