Prefeitos da AMOP entregam reivindicações ao senador Alvaro Dias
Prefeitos da AMOP entregam reivindicações ao senador Alvaro Dias
Publicado em 12/09/2022 10:38
Candidato à reeleição participou da assembleia ordinária da associação, nesta sexta-feira
O senador Alvaro Dias recebeu, nesta sexta-feira (08), reivindicações da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) para que possa atendê-las numa eventual reeleição. O candidato a um novo mandato no Senado Federal participou da 9ª Assembleia Ordinária da associação, em Cascavel.
No documento entregue pela entidade constam as diversas bandeiras regionais defendidas, entre elas a duplicação das rodovias do Anel de Integração que cruzam a região Oeste, a revisão do Pacto Federativo com ampliação da distribuição de recursos aos Municípios, a ampliação de repasse de recursos para os consórcios intermunicipais de saúde e o apoio efetivo e explícito ao agronegócio.
“A AMOP tem uma história de lutas pelo desenvolvimento regional. Nossas bandeiras estão sempre erguidas para sensibilizar os atores políticos a se engajarem e se comprometerem com elas. No caso em especial, recebemos o candidato à reeleição, senador Alvaro Dias, e entregamos a ele nossas reivindicações regionais para que leve em conta, caso seja reeleito. Precisamos de compromisso com o municipalismo”, comentou o presidente da AMOP e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, o Kabelo.
Na Assembleia, além da entrega da carta com as demandas da AMOP, foi oportunizada ao candidato a possibilidade de falar para os prefeitos presentes. Em seu discurso, Alvaro Dias falou de sua trajetória política, incluindo sua passagem pelo governo do Estado do Paraná e destacou que tem um compromisso real e efetivo com o Oeste e com as causas municipalistas, citando várias ações do período em que foi governador e dos seus mandatos no Senado.
“Desde 1988, com a Constituição, temos tido uma transferência enorme de encargos para os Municípios sem a geração da receita. Quando o Governo da União faz cortesia com o chapéu dos Municípios, a reação no Parlamento precisa ser mais efetiva e eu me comprometo com os prefeitos e quero contar com a assessoria voluntária de vocês, me trazendo as demandas e me convocando sempre que necessário para as discussões pertinentes”, destacou Alvaro Dias.
Entre as pautas entregues pela AMOP está a reabertura da Estrada do Colono, assunto tratado diretamente pelo senador. “Reafirmo o compromisso com a Estrada do Colono. É um tema bastante difícil, por conta de outros interesses que geram pressão, mas vamos nos dedicar para que possamos aprovar e tirar do papel essa bandeira importante aqui para o Oeste e Sudoeste”, comentou Alvaro Dias.
Esse é o terceiro candidato a cargo eletivo que a AMOP recebe. O ex-governador do Paraná e candidato a deputado federal, Beto Richa, foi o primeiro a ser recebido, ainda na condição de pré-candidato. Depois, os prefeitos ouviram e interagiram com o ex-governador Orlando Pessutti, candidato a Senador.
“Temos recebido os candidatos de forma respeitosa. É uma oportunidade de ouvir e de expressar nossas necessidades enquanto representantes de uma população tão grandiosa como é a dos Municípios que compõem a AMOP. Então, essas visitas têm esse peso importantíssimo”, comentou o 1º vice-presidente da AMOP e prefeito de Toledo, Beto Lunitti.
A assembleia contou com importante adesão de prefeitos e prefeitas. A Mesa de Honra foi composta pelo presidente da entidade e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, o Kabelo, ladeado pelo 1º vice-presidente e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, pelo presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Aparecido Jose Weiller Junior, e pelo prefeito de Cascavel e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Leonaldo Paranhos.
por Comunicação AMOP